O novo SoC inclui compressão avançada de vídeo, recursos aprimorados de aprendizado profundo e um nível incomparável de segurança cibernética
A Axis Communications, líder do setor em videomonitoramento, anunciou hoje a 9a geração do sistema em chip (SoC) especialmente desenvolvido. O novo SoC ARTPEC-9 oferece compressão avançada de vídeo para reduzir as necessidades de largura de banda e armazenamento, muito benéfica para soluções de vídeo baseadas na nuvem. Com uma taxa de bits incrivelmente baixa, o SoC ajuda a fornecer imagens de alta qualidade com detalhes forenses excepcionais. Além disso, o ARTPEC-9 oferece recursos aprimorados de aprendizado profundo que permitem aos usuários aproveitar os analíticos de vídeo mais recentes e acelerar a implementação da tecnologia de IA. A Axis Communications tem orgulho de manter controle total sobre todos os aspectos do desenvolvimento do chip para garantir o mais alto grau de qualidade e segurança cibernética.
Inicialmente lançado há 25 anos, o ARPTEC da Axis Communications é o primeiro SoC projetado especificamente para o mercado de videomonitoramento comercial. Como mais uma inovação para o vídeo em rede, o ARTPEC-9 agora suporta o padrão comprovado de codificação de vídeo AV1 da Alliance for Open Media (AOM). Junto com a Axis Zipstream technology, o AV1 facilita a análise e o armazenamento de vídeos de alta qualidade. Além disso, o ARTPEC-9 se baseia nas capacidades e recursos que caracterizam as gerações anteriores do chip desenvolvido internamente pela empresa, incluindo suporte para padrões de compressão de vídeo baseados em MPEG, como H.264 e H.265. Os novos e aprimorados recursos do SoC ARTPEC-9 garantem que os usuários possam usar as tecnologias mais avançadas da atualidade para casos de uso de segurança e inteligência empresarial.
“Com o suporte pioneiro no setor para AV1, o ARTPEC-9 permite streamings mais eficientes de vídeo de alta resolução. É realmente uma conquista para o setor”, disse Johan Paulsson, diretor de tecnologia da Axis Communications. “Em relação ao AV1, as palavras-chave são 'acesso fácil' e 'aberto', qualidades que se alinham perfeitamente com nossa visão de inovar para um mundo mais inteligente e seguro. Assim como todos os nossos SoCs, o ARTPEC-9 é feito especificamente para vídeo em rede. Então, além da compressão avançada, nossos clientes se beneficiam da capacidade de fornecer imagens superiores, analíticos gerados por IA e segurança cibernética aprimorada. E, claro, como sempre, temos orgulho de manter o controle total sobre o processo de produção do SoC.”
Codificação de vídeo simplificada com AV1
O AV1 oferece vídeo de alta qualidade com baixas taxas de bits para transmissão eficiente de vídeo em rede e custos reduzidos de armazenamento. O codec foi desenvolvido pela Alliance for Open Media (AOM), uma organização sem fins lucrativos fundada em 2015 pelo Google, Intel, Amazon, Microsoft, Netflix e Mozilla (entre outros), para fornecer tecnologia de codificação de vídeo de última geração com padrão aberto. O AV1 é ideal para soluções em nuvem, tornando os aplicativos de streaming mais robustos, escaláveis e capazes de fornecer insights em tempo real. Agora, o chipset ARTPEC-9 traz esses benefícios para o setor de monitoramento, junto com a solução de gerenciamento de vídeo (VMS) da AXIS Camera Station, que já suporta o AV1. Provedores de grandes VMSs, como Genetec e Milestone, estão incorporando suporte ao AV1 com desenvolvimentos adicionais já planejados.
Analíticos de última geração baseados em IA
Ao incorporar recursos de aprendizado profundo, o antigo SoC ARTPEC criou oportunidades para os clientes usarem analíticos avançados baseados em IA. O ARTPEC-9 oferece muito mais recursos ao proporcionar maior velocidade de processamento e maior precisão. Isso significa que os analíticos podem reconhecer e diferenciar rapidamente mais objetos para classificá-los de forma ainda mais granular e diferenciada. Com esse desempenho aprimorado, os usuários podem detectar objetos menores, disparar ações com antecedência e obter insights mais úteis para segurança, proteção e operações comerciais.
Geração de imagens aprimorada e desempenho superior
O ARTPEC-9 reforça as poderosas tecnologias de assinatura que há muito tempo tornam possível a liderança de mercado do processamento de imagens da Axis em condições de pouca luminosidade, incluindo o Axis Lightfinder e o Axis Forensic Wide Dynamic Range (WDR). Eles são parte da base da tecnologia do Axis Scene Intelligence que aumenta o desempenho dos aplicativos de analíticos. Como consequência, os resultados de analíticos são consistentes e rápidos, os recursos de pesquisa forense precisos com falsos alarmes mínimos, mesmo sob condições de monitoramento desafiadoras. O ARTPEC-9, juntamente com as décadas de experiência em processamento de imagens da Axis, significa que as equipes de segurança obterão resultados confiáveis e de alta qualidade em qualquer situação.
Recursos de segurança cibernética integrados
O ARTPEC-9 exemplifica o compromisso da Axis com a segurança cibernética usando recursos integrados, incluindo SO assinado, inicialização segura e o Axis Edge Vault para atualizações seguras de software, prevenção de violação de dispositivos e armazenamento seguro de chaves criptográficas e certificados. Acima de tudo, o SoC ARTPEC-9 foi desenvolvido internamente. Sendo assim, a Axis mantém um nível crítico de controle durante todo o projeto e a fabricação. A priorização da empresa na segurança cibernética se destaca pela introdução de módulos de hardware e software compatíveis com FIPS para dispositivos Axis e a recente conformidade com o SOC 2 para soluções baseadas em nuvem da Axis.
A partir do final deste ano T1 2025, a Axis começará oficialmente a incluir o ARTPEC-9 SoC em produtos selecionados de vídeo em rede. Para saber mais sobre o ARTPEC-9, acesse Axis.com, visite um Axis Experience Center ou entre em contato com um representante da Axis.
En créant des solutions qui renforcent la sécurité et améliorent la performance des entreprises, Axis contribue à un monde plus intelligent et plus sûr. Leader de son secteur dans les technologies sur IP, Axis propose des solutions en vidéosurveillance, contrôle d’accès, visiophonie et systèmes audio. Ces solutions sont enrichies par des applications d’analyse intelligente et soutenues par des formations de haute qualité.
L’entreprise emploie environ 4000 personnes dans plus de 50 pays et collabore avec des partenaires technologiques et intégrateurs de systèmes du monde entier pour fournir des solutions sur mesure à ses clients. Axis a été fondée en 1984, son siège est situé à Lund en Suède.